Publicidade

22 municípios do Ceará recebem R$ 56,5 milhões para ampliar atendimento com novas unidades de saúde

Investimentos do Novo PAC da Saúde, do Governo Federal, reforçam o programa Agora Tem EspecialistasO Ceará recebeu R$ 56,5 milhões do Governo Feder...

24/04/2026 às 22h35
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Fotografia: Thiago Gaspar - Casa Civil
Fotografia: Thiago Gaspar - Casa Civil

Investimentos do Novo PAC da Saúde, do Governo Federal, reforçam o programa Agora Tem Especialistas

O Ceará recebeu R$ 56,5 milhões do Governo Federal para ampliar a capacidade de atendimento em 22 municípios, com a construção de novas unidades de saúde. O início das obras foi autorizada nesta sexta-feira (24), durante cerimônia no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Participaram do evento a secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho; o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales; a superintendente da pasta federal no Ceará, Kelly Arruda; além de outras autoridades.

A liberação dos recursos acontece simultaneamente em todos os estados, como parte do Dia D do Novo PAC, que reforça o programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias, fortalecendo o SUS e reduzindo o tempo de espera por atendimento.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Segundo Tânia Mara Coelho, as unidades a serem construídas nos municípios cearenses estão alinhadas à política de regionalização da saúde no estado. “São equipamentos que reforçam o que já estamos fazendo: garantir que a população seja atendida mais perto de casa”, afirmou. “Portanto, agradecemos por todas as entregas realizadas, graças a esse alinhamento”, acrescentou a titular da Sesa.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Representando o MS, o secretário de Atenção Especializada, Mozart Sales, reforçou que o órgão federal atenderá todas as regiões com os investimentos. “Esses equipamentos da atenção básica, da saúde mental e da reabilitação vêm se somar a esse esforço que tem sido feito e que estamos construindo em articulação. Temos ações em todo o Ceará, fruto do esforço do governo com os prefeitos.”

Transferidos de forma imediata, os R$ 56,5 milhões destinados diretamente aos Fundos Municipais de Saúde viabilizarão a construção de 24 equipamentos, entre Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros Especializados em Reabilitação (CER). Em todo o País, a ação contempla 500 municípios, com a construção de 541 unidades de saúde.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Avanços em parceria

Os avanços na saúde pública do Ceará são fruto de uma parceria estratégica, de acordo com a superintendente do Ministério da Saúde (MS) no estado, Kelly Arruda, que destacou a importância da cooperação. “A gente sabe que o médico é muito importante, assim como o especialista, mas é preciso também garantir estrutura próxima da população. E agora, nessa parceria tripartite, com os governos federal e estadual, a gente consegue fazer a execução de forma mais eficiente”, frisou a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A escolha dos municípios ocorreu após estudos epidemiológicos, avaliação de estruturas e propostas enviadas. Entre os contemplados, está Crateús, onde Edypo Carlos é o secretário de Saúde, e celebrou o recurso para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Hoje estamos aqui, junto com outros municípios, recebendo recursos importantes para que a nossa saúde pública seja fortalecida. Os investimentos representam mais atendimento para a nossa população, com qualidade. Portanto, é uma alegria imensa”, celebrou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Já para Acaraú, serão destinados R$ 8 milhões para a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER), sonhado pela população. “Esse equipamento representa um avanço muito grande para a nossa saúde, somando aos serviços já existentes. E estamos aqui para agradecer ao governo do estado e ao governo federal”, concluiu o prefeito em exercício do município, Rogério Rios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife, PE
25°
Chuva

Mín. 24° Máx. 26°

26° Sensação
7.29km/h Vento
86% Umidade
100% (25.01mm) Chance de chuva
05h32 Nascer do sol
17h12 Pôr do sol
Sun 27° 24°
Mon 27° 24°
Tue 26° 24°
Wed 26° 24°
Thu 26° 24°
Atualizado às 07h01
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 330,809,20 +1,07%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%