
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) viveu mais um momento histórico com a estreia do Podcast Seasic, uma plataforma criada para promover o diálogo, compartilhar conhecimento e fortalecer as políticas públicas de assistência social em Sergipe e em todo o Brasil.
O primeiro episódio foi apresentado pela secretária de Estado, Érica Mitidieri, e contou com a participação especial de Arimatéia Oliveira, diretor do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), órgão responsável pela gestão dos recursos federais destinados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Durante a estreia, Érica destacou a importância do novo espaço como ferramenta de informação e fortalecimento das políticas públicas. "Foi uma satisfação receber Arimatéia neste espaço, que já nasce grande, abordando temas significativos que impactam diretamente a vida das pessoas. Nossa missão é fortalecer cada vez mais as políticas públicas de assistência social e superar cada desafio que encontramos nessa caminhada. A transversalidade entre áreas como assistência social, saúde e educação é fundamental para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população", afirmou.
Entre os assuntos debatidos, Arimatéia Oliveira falou sobre os principais desafios enfrentados pelo Fundo Nacional de Assistência Social, como a sustentabilidade financeira e a continuidade da capacitação dos profissionais do Suas. Apesar dos desafios, ele ressaltou que Sergipe vem se destacando nacionalmente por iniciativas inovadoras.
"A Escola Estadual do Suas é um legado que vocês estão deixando, independentemente de quem esteja no poder. É uma política que impacta diretamente o cidadão e ficará para a história", destacou.
Outro tema abordado foi a suspensão ou o bloqueio de recursos federais destinados aos municípios. Segundo Arimatéia, as principais causas são a ausência de prestação de contas, a não execução dos recursos na conta específica para a qual foram repassados e a utilização de verbas federais para despesas não permitidas, como benefícios eventuais.
O diretor também orientou os gestores sobre como evitar essas situações. "Todo gestor deve planejar as metas e os desafios do ano seguinte com antecedência. Além disso, é essencial acompanhar as normativas publicadas pelo Fundo Nacional de Assistência Social. A dúvida não pode permanecer. Quando ela existe, dificilmente o gestor conseguirá executar seu planejamento com sucesso", disse.
Ao encerrar sua participação, Arimatéia agradeceu o convite e elogiou a iniciativa da Seasic. "É um espaço de disseminação de conhecimento e de compromisso com as políticas de assistência social. O Suas de Sergipe era um antes de Érica e agora é outro. Hoje é pulsante, fortalecido, com serviços sendo executados e alcançando quem mais precisa", concluiu.
Durante o episódio, também foi destacada a atuação da Escola Estadual do Suas Professora Núbia Marques (Esuas/SE), referência na qualificação técnica, na formação permanente e na valorização de gestores, conselheiros e trabalhadores da assistência social.
Localizada no 26º andar do Edifício Estado de Sergipe (Maria Feliciana), no Centro de Aracaju, a instituição é vinculada à Seasic e desempenha papel estratégico no fortalecimento das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social em Sergipe.























Mín. 24° Máx. 27°