Publicidade

Profissionais da Educação de São Sebastião participam de seminário sobre educação integral em Uberlândia

Formação reuniu cerca de 500 participantes e promoveu reflexões sobre educação integral, sustentabilidade e práticas pedagógicas regenerativas Repr...

23/06/2026 às 23h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Formação reuniu cerca de 500 participantes e promoveu reflexões sobre educação integral, sustentabilidade e práticas pedagógicas regenerativas

Representantes da Secretaria da Educação (Seduc) de São Sebastião participaram do 5º Seminário de Educação Interdimensional, promovido pelo Instituto Alair Martins (IAMAR), realizado no dia 18 de junho de 2026, em Uberlândia (MG). O encontro reuniu aproximadamente 500 educadores, gestores e profissionais interessados no desenvolvimento humano e na inovação educacional.

A edição deste ano integrou as comemorações pelos 21 anos do Instituto IAMAR, organização que atua na educação para o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento nos campos pessoal, social e produtivo, além da promoção da conservação ambiental.

Representando o município, participaram a responsável pela Divisão de Projetos, Janaina Borges, e o professor Rafael Romero, responsável pelo Projeto Jovens em Ação, iniciativa que capacita estudantes e comunidades com ferramentas e conhecimentos voltados à consciência socioambiental, incentivando a atuação cidadã e o protagonismo na busca por soluções para desafios sociais e ambientais.

O seminário teve como objetivo ampliar conhecimentos e fortalecer reflexões sobre a formação integral do ser humano, compreendendo a educação como um processo que ultrapassa os conteúdos acadêmicos e contempla dimensões humanas, sociais, ambientais e éticas.

A participação de São Sebastião no seminário dá continuidade à agenda da rede municipal voltada à educação climática e à sustentabilidade. Em 2025, durante a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Brasília (DF), representantes da Secretaria da Educação participaram da roda de conversa ‘Da Catástrofe à Regeneração’, apresentando experiências pedagógicas desenvolvidas após os eventos climáticos extremos registrados no município.

A participação contribuiu para ampliar a divulgação das iniciativas desenvolvidas pela rede municipal relacionadas à educação climática e à sustentabilidade, promovendo a troca de experiências com educadores e instituições de diferentes regiões do país.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a oficinas simultâneas e atividades formativas. São Sebastião integrou a oficina ‘Educar para Regenerar – Caminhos para a Transformação Ecológica’, ofertada pelo Programa Educador do Amanhã, em parceria com o Instituto Algar.

A proposta da oficina promoveu reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade e à construção de uma educação mais consciente e comprometida com a transformação ecológica e social.

A atividade contou ainda com a participação da Astera Socioambiental, parceira da Secretaria da Educação por meio do ‘Projeto RegeneraAção’, que colaborou na condução das discussões e no compartilhamento de experiências relacionadas à educação regenerativa.

Entre os convidados do seminário esteve o escritor e educador indígena Daniel Munduruku, referência nacional em educação intercultural e valorização dos saberes dos povos originários. O autor também participou de atividades formativas promovidas pela rede municipal durante o período da pandemia, contribuindo para reflexões sobre diversidade cultural, identidade e práticas pedagógicas inclusivas.

A participação no seminário possibilitou o aprofundamento de conhecimentos, a troca de experiências entre educadores de diferentes regiões e instituições e a ampliação de estratégias pedagógicas voltadas à promoção de uma educação mais humanizada, sustentável e comprometida com a formação integral dos estudantes.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria da Educação de São Sebastião com a formação continuada de seus profissionais e com o desenvolvimento de práticas educacionais alinhadas às demandas contemporâneas da educação pública.

#PraTodosVerem: Esta série de quatro imagens captura um evento educacional ou comunitário integrativo e prático realizado ao ar livre. Na primeira imagem, um grupo de aproximadamente trinta participantes senta-se em um grande círculo em um pátio ensolarado e arborizado, segurando fios de barbante branco que se cruzam no centro para criar uma teia complexa e conectada. A segunda imagem mostra uma perspectiva de cima, focando nas mãos sujas de terra dos participantes posicionadas sobre uma mesa redonda com pequenas tigelas azuis contendo solo e sementes, simbolizando uma atividade de plantio coletivo. Na terceira imagem, o grupo inteiro posa sorridente para uma foto coletiva em uma área gramada cercada por árvores densas, com alguns integrantes agachados na frente segurando pequenas caixas e bandejas de mudas. Por fim, na quarta imagem, um homem indígena de cabelos longos, vestindo uma blusa branca de manga comprida e calça clara, fala ao microfone em um palco diante de um grande telão azul com o texto em branco ‘Educação Interdimensional’ e a frase proeminente ‘Educar para pertencer’. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife, PE
25°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 26°

26° Sensação
6.48km/h Vento
80% Umidade
100% (14.12mm) Chance de chuva
05h32 Nascer do sol
17h11 Pôr do sol
Thu 27° 24°
Fri 27° 22°
Sat 26° 24°
Sun 26° 24°
Mon 26° 24°
Atualizado às 23h01
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,109,54 -0,02%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%