São Sebastião viveu um fim de semana histórico com a realização da primeira etapa do XTERRA no município. Entre os dias 20 e 21 de junho, atletas transformaram os bairros de Cambury e Camburizinho, na Costa Sul da cidade, em um cenário de esporte, superação e contato com a natureza, consolidando o município no circuito de um dos maiores eventos de esportes outdoor do mundo.
Além de reunir competidores de diversas regiões do país, a etapa teve forte participação de atletas sebastianenses, que conquistaram resultados expressivos em diferentes modalidades e representaram o município em provas de natação em mar aberto, corrida em trilha e triathlon.
Na prova Swim Storm, no feminino, Ana Luiza Marcelino Pereira conquistou o 3º lugar geral. Também se destacaram Camila Deraco, com o 1º lugar na categoria e o 7º lugar geral feminino; Larissa Souza, com o 3º lugar na categoria de 30 a 39 anos; Milena Monteiro, com o 4º lugar na categoria e o 14º lugar geral feminino; Sarah Alencar, com o 8º lugar na categoria e o 28º lugar geral feminino; Camila Tosi, com o 2º lugar na categoria de 30 a 39 anos e o 25º lugar geral feminino; e Alice Lopes, com o 2º lugar na categoria e o 18º lugar geral feminino.
Entre os homens, Gabriel Carvalho dos Santos foi o campeão geral da prova, seguido por Paulo Henrique Ameko, que conquistou o 3º lugar geral. Também obtiveram bons resultados Jorge Rosário, com o 3º lugar na categoria; Alan Teixeira, com o 7º lugar na categoria; Felipe Sarak, com o 2º lugar na categoria de 40 a 49 anos; Luis, com o 12º lugar na categoria e o 52º lugar geral masculino; e Pedro Guilherme Izidoro, com o 3º lugar na categoria.
Na Trail Run 10 quilômetros, Ademilton Teixeira conquistou o 1º lugar geral. Também se destacaram Catarina, com o 6º lugar geral e o 1º lugar na categoria; Sidinéia, com o 7º lugar geral e o 1º lugar na categoria; Katia de Almeida, com o 23º lugar geral e o 7º lugar na categoria; Thiago José, com o 29º lugar geral e o 9º lugar na categoria; Marcela Oliveira, com o 36º lugar geral e o 14º lugar na categoria; Ielton Diego, com o 44º lugar geral e o 2º lugar na categoria; Eliana Sanchez dos Santos, com o 50º lugar geral e o 3º lugar na categoria; Natália Lopes, com o 56º lugar geral e o 22º lugar na categoria; Lucicleide Soares, com o 57º lugar geral e o 22º lugar na categoria; Lucélia Pires, com o 77º lugar geral e o 8º lugar na categoria; e Leonardo Vieira, com o 119º lugar geral e o 9º lugar na categoria.
Nos 21 quilômetros, a sebastianense Mari Moraes foi campeã geral feminina da prova. Também obtiveram destaque Rosivaldo, com o 9º lugar geral e o 1º lugar na categoria; Aparecida Fernando Cavalcante, com o 8º lugar geral feminino e o 3º lugar na categoria; Adelvan, com o 20º lugar geral e o 7º lugar na categoria; Rosângela Aparecida, com o 24º lugar geral e o 1º lugar na categoria; Débora Cristina, com o 30º lugar geral e o 9º lugar na categoria; Maria Inês, com o 33º lugar geral e o 11º lugar na categoria; e Antenor Silveira Lima, com o 65º lugar geral e o 1º lugar na categoria.
No Triathlon, Ana Jorge garantiu o 7º lugar geral e o 3º lugar na categoria. Já no Triathlon Revezamento, Rhandal Porto conquistou o 1º lugar geral.
A estreia do XTERRA também representou um marco para o posicionamento de São Sebastião no turismo esportivo. Presente em 47 países, o circuito escolheu o município pela combinação entre mar, trilhas, montanhas e áreas preservadas de Mata Atlântica, características que destacaram a etapa dentro do calendário internacional.
Durante os dias de evento, cerca de 3 mil atletas, além de familiares, equipes de apoio e visitantes, circularam pela cidade, gerando reflexos positivos para bares, restaurantes, meios de hospedagem e o comércio local.
Levantamento do Observatório de Turismo de São Sebastião apontou que a ocupação efetiva da rede hoteleira alcançou 43,13%, superando a expectativa inicial de 37,39%. O melhor desempenho foi registrado no Extremo Sul, região que recebeu as provas, com ocupação de 52,46%.
A pesquisa também mostrou que mais de 72% do público era formado por visitantes de outras cidades, reforçando o potencial do esporte como ferramenta de movimentação econômica durante todas as estações do ano.
Com a estreia do XTERRA, São Sebastião amplia seu calendário de grandes eventos e reforça sua vocação para integrar esporte, natureza e desenvolvimento, demonstrando capacidade para receber competições de alcance nacional e internacional.
#PraTodosVerem:A imagem mostra o momento em que os atletas (homens e mulheres) que saem correndo no circuito do XTERRA, a maioria com as blusas na cor vermelha. Em outro momento, alguns participantes aparecem em outro trecho da corrida, próximo ao rio em meio a vegetação da Mata Atlântica.