Publicidade

Servidores da Funac participam de ação do Janeiro Branco

A programação ocorreu na sede administrativa da Fundação e reuniu serviços de bem-estar, além de um Círculo de Diálogo sobre saúde mental no ambien...

18/01/2026 às 15h23
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- A programação reuniu serviços de bem-estar, além de um Círculo de Diálogo sobre saúde mental no ambiente socioeducativo (Foto: Divulgação)
- A programação reuniu serviços de bem-estar, além de um Círculo de Diálogo sobre saúde mental no ambiente socioeducativo (Foto: Divulgação)

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou, nesta sexta-feira (16), uma ação especial em alusão à campanha Janeiro Branco 2026, voltada à conscientização e ao cuidado com a saúde mental dos servidores que atuam no atendimento socioeducativo. A programação ocorreu na sede administrativa da Fundação e reuniu serviços de bem-estar, além de um Círculo de Diálogo sobre saúde mental no ambiente socioeducativo.

A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Práticas Restaurativas e Bem-Estar do Servidor da Funac, em parceria com o Espaço Bem-Estar do Governo do Estado, reforçando o compromisso institucional com a valorização humana, a qualidade de vida no ambiente de trabalho e o fortalecimento das práticas de cuidado integral no serviço público.

Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a ação representa um reconhecimento da importância de cuidar de quem cuida. “O trabalho socioeducativo exige equilíbrio emocional, empatia e sensibilidade. Cuidar da saúde mental dos nossos servidores é uma prioridade da gestão, pois impacta diretamente a qualidade do atendimento aos adolescentes e o fortalecimento das equipes”, afirmou.

A programação contou com a oferta de serviços de cuidado e prevenção à saúde, como relaxamento terapêutico, aferição de pressão arterial e glicemia, proporcionando aos servidores um momento de acolhimento, escuta e autocuidado no próprio ambiente de trabalho.

Também foi realizado o Círculo de Diálogo com o tema “Saúde Mental no Atendimento Socioeducativo”, no auditório da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA). O espaço possibilitou a troca de experiências, o compartilhamento de vivências e a construção coletiva de reflexões sobre os desafios emocionais enfrentados na rotina profissional.

Para a coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas, Rita Oliveira, o momento foi fundamental para fortalecer vínculos e promover um ambiente institucional mais saudável. “O Círculo de Diálogo é uma ferramenta de cuidado que permite a escuta qualificada e o fortalecimento das relações. Falar sobre saúde mental é também prevenir adoecimentos e construir estratégias coletivas de cuidado dentro da Fundação”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife, PE
25°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 26°

26° Sensação
6.13km/h Vento
80% Umidade
100% (14.12mm) Chance de chuva
05h32 Nascer do sol
17h11 Pôr do sol
Wed 27° 24°
Thu 27° 22°
Fri 26° 24°
Sat 26° 24°
Sun 26° 24°
Atualizado às 18h01
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,78%
Euro
R$ 5,89 +0,33%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,498,93 -2,90%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%