Publicidade

São Sebastião recebe certificação e integra novo SISMapa do Turismo Brasileiro 2026

O município de São Sebastião recebeu certificação do Ministério do Turismo (MTur) e foi homologado como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 20...

11/05/2026 às 22h31
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

O município de São Sebastião recebeu certificação do Ministério do Turismo (MTur) e foi homologado como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2026 na categoria ‘Municípios Turísticos’. O reconhecimento foi registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa). Além disso, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) também foi reconhecido e registrado no sistema.

São Sebastião é a primeira cidade do Litoral Norte de São Paulo a se adequar às novas exigências e diretrizes do SISMapa, conforme a legislação atualizada que entrou em vigor em abril de 2026.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta estratégica do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que orienta a atuação do Ministério do Turismo na formulação e implementação de políticas públicas para o setor. Por meio desse instrumento, são definidos os territórios prioritários para investimentos e ações de promoção turística, considerando as características e necessidades específicas de cada região.

A classificação de São Sebastião como ‘Município Turístico’ evidencia o fluxo de visitantes e a oferta de atrativos e serviços turísticos no município. Atualmente, o Brasil conta com 673 municípios turísticos reconhecidos pelo Ministério do Turismo, sendo 183 localizados no Estado de São Paulo.

Reforçando o enquadramento da região às diretrizes do Ministério do Turismo para participação no Mapa do Turismo Brasileiro, o Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo oficializou, na última quinta-feira (7/5), a criação do Fórum Permanente da Região Turística Litoral Norte de São Paulo. Na ocasião, foi eleito como presidente o sebastianense Pedro Kalim Farha, que também preside o Comtur.

A iniciativa reúne os cinco municípios integrantes do consórcio, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, em um espaço de diálogo voltado ao fortalecimento das políticas públicas e ao desenvolvimento integrado do turismo regional.

#PraTodosVerem:Arte informativa apresenta dois certificados do Ministério do Turismo reconhecendo São Sebastião e o Conselho Municipal de Turismo no Mapa do Turismo Brasileiro 2026, com validade até 8/5/2027. Ao fundo, há uma imagem aérea da região central de São Sebastião ao entardecer, com orla, mar e montanhas. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife, PE
25°
Chuvas esparsas

Mín. 24° Máx. 26°

26° Sensação
7.66km/h Vento
85% Umidade
100% (25.01mm) Chance de chuva
05h32 Nascer do sol
17h12 Pôr do sol
Sun 27° 24°
Mon 27° 24°
Tue 26° 24°
Wed 26° 24°
Thu 26° 24°
Atualizado às 09h01
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 330,484,59 +0,98%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%