Publicidade

Projeto “Tia Nair Mais Verde” avança com plantio de 30 mudas no Parque

Com o slogan “Plante hoje a sombra de amanhã”, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta sex...

31/01/2026 às 20h13
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
Compartilhe:
Crédito: Francinei Marans
Crédito: Francinei Marans

Com o slogan “Plante hoje a sombra de amanhã”, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta sexta-feira (30) a segunda etapa do Projeto “Tia Nair Mais Verde”, com o plantio de 30 mudas no Parque Tia Nair.

A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis e ampliar a arborização do espaço público. Nesta etapa, foram plantadas espécies como ipê branco e amarelo, ipê amarelo do cerrado, palmeiras e plantas frutíferas, entre elas amora, cacau, araçá-una e tamareira, contribuindo para o conforto térmico e a melhoria ambiental do parque.

O secretário adjunto de Regulação e Fiscalização da Sorp, Robson Pereira dos Santos, destacou o apoio intersetorial para a realização da ação. Segundo ele, a iniciativa contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu o perfurador de solo, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, além da doação de mudas pelo viveiro Jamil Mudas.

“Nós estamos muito felizes em contribuir para tornar este espaço mais agradável. A ação beneficia toda a sociedade, especialmente quem frequenta o parque ou busca os serviços da Secretaria de Ordem Pública. Agradeço ao secretário de Obras, Reginaldo, ao secretário de Agricultura, Vicente Falcão, e também ao viveiro parceiro que doou as mudas. São parcerias como essas que ajudam Cuiabá a voltar a ser reconhecida como cidade verde”, afirmou Robson.

Idealizadora do projeto, a coordenadora técnica de Fiscalização de Obras, Ana Beatriz Freitas Siqueira, arquiteta, ressaltou a importância do reflorestamento urbano para a qualidade de vida da população e destacou o crescimento das mudas plantadas na primeira fase, realizada em dezembro do ano passado.

“Quando apresentei o projeto de reflorestamento, nossa expectativa sempre foi melhorar a qualidade de vida da população cuiabana, ampliando as áreas de sombra, que trazem conforto térmico e beneficiam diretamente os frequentadores do espaço de lazer. Quem passa por aqui já consegue perceber o crescimento das primeiras espécies plantadas. Cada pessoa envolvida contribui para tornar Cuiabá mais agradável”, pontuou.

O Projeto “Tia Nair Mais Verde” está estruturado em fases. Na primeira etapa, realizada em dezembro de 2025, foram plantadas cerca de 52 mudas. Atualmente, a ação segue na fase de expansão do plantio para contemplar todo o parque. A etapa final prevê a replicação do modelo em outros parques da capital. O projeto envolve o mapeamento de áreas prioritárias para arborização, a seleção adequada das espécies, a preparação do solo e o plantio em etapas, sempre com acompanhamento técnico especializado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife, PE
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 26°

26° Sensação
5.19km/h Vento
82% Umidade
100% (14.12mm) Chance de chuva
05h32 Nascer do sol
17h11 Pôr do sol
Wed 27° 24°
Thu 27° 22°
Fri 26° 24°
Sat 26° 24°
Sun 26° 24°
Atualizado às 09h01
Economia
Dólar
R$ 5,14 +0,02%
Euro
R$ 5,87 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 339,611,16 -2,98%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%