Publicidade

Municípios de Alagoas têm até 31 de janeiro para aderir ao Alimenta Cidades

Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome fortalece o combate à fome nos centros urbanos

20/01/2026 às 22h57
Por: Redação Fonte: Secom Alagoas
Compartilhe:
Iniciativa tem como foco o enfrentamento da fome nas cidades - Thiago Sampaio
Iniciativa tem como foco o enfrentamento da fome nas cidades - Thiago Sampaio
Beatriz Saldanha / Ascom Seades

Os municípios de Alagoas já podem aderir ao novo ciclo da Estratégia Alimenta Cidades, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) voltada ao fortalecimento da segurança alimentar e nutricional nos centros urbanos. As prefeituras interessadas têm até o dia 31 de janeiro para manifestar interesse no programa, que, nesta nova etapa, pretende alcançar até mil municípios em todo o país.


Intitulado Alimenta Cidades +1000, o novo ciclo amplia o alcance da política pública, atualmente em implementação em 102 municípios brasileiros. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS) e tem como foco o enfrentamento da fome nas cidades, com atenção especial a territórios periféricos e áreas com elevados índices de vulnerabilidade social.


De acordo com a Superintendência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional em Alagoas, a adesão ao programa representa uma oportunidade estratégica para os municípios alagoanos. “A Estratégia Alimenta Cidades fortalece o planejamento das políticas públicas locais e contribui diretamente para o enfrentamento da insegurança alimentar nos territórios urbanos. É fundamental que os municípios de Alagoas participem desse processo e aproveitem o apoio técnico oferecido pelo Governo Federal”, destacou o superintendente da Seades, Ricardo Lessa. 


A Estratégia Alimenta Cidades atua no fortalecimento dos sistemas alimentares urbanos, incentivando o acesso regular da população a alimentos adequados e saudáveis, além de apoiar o planejamento e a execução de ações estruturantes nos municípios participantes. Para isso, o MDS oferece apoio técnico-institucional, mapeamento da agenda alimentar urbana e construção de rotas de implementação adaptadas às realidades locais.

Instituída no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, por meio do Decreto nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, a política busca fortalecer as capacidades institucionais municipais, ampliar o diálogo federativo e promover soluções integradas para os desafios dos sistemas alimentares urbanos.

Apoio técnico e priorização

Os municípios que aderirem ao Alimenta Cidades terão acesso a apoio técnico-institucional, produção de conhecimento para subsidiar a tomada de decisão, cooperação e intercâmbio de experiências, mentorias temáticas especializadas, ações de inovação e apoio à captação de recursos.

A manifestação de interesse deve ser feita por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Alimenta Cidades. Caso o número de municípios inscritos ultrapasse o limite de mil vagas, terão prioridade:

- municípios participantes do Protocolo Brasil Sem Fome;

municípios das regiões Norte e Nordeste, incluindo Alagoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife, PE
26°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 26°

28° Sensação
6.47km/h Vento
77% Umidade
100% (14.12mm) Chance de chuva
05h32 Nascer do sol
17h11 Pôr do sol
Wed 27° 24°
Thu 27° 22°
Fri 26° 24°
Sat 26° 24°
Sun 26° 24°
Atualizado às 13h01
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,83%
Euro
R$ 5,90 +0,43%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,591,57 -2,63%
Ibovespa
171,265,13 pts 0.53%