Publicidade

São Sebastião promove formação para coordenadores da Educação Infantil

Encontro reforça práticas pedagógicas baseadas na escuta, experiência e protagonismo infantilA Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria ...

07/04/2026 às 23h42
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Encontro reforça práticas pedagógicas baseadas na escuta, experiência e protagonismo infantil

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, na última terça-feira (31/3), uma formação voltada aos coordenadores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O encontro, mediado pela professora coordenadora Adriana Marin, abordou a ‘postura de ateliê’ como estratégia pedagógica aplicada às unidades escolares.

A formação teve como objetivo promover a inovação das práticas pedagógicas, ampliando oportunidades para que os professores desenvolvam experiências significativas, com foco no protagonismo docente e na aprendizagem das crianças.

Durante o encontro, os participantes refletiram sobre o conceito de experiência na infância, com base em autores como Jorge Larrosa. A proposta destacou que “a experiência é a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque”, reforçando a importância de práticas que considerem o tempo, a escuta e o significado no processo educativo.

A reunião também evidenciou a diferença entre informação e experiência. Segundo a abordagem apresentada, o excesso de informações pode limitar vivências significativas, enquanto a experiência exige pausa, observação e abertura para o que emerge no cotidiano escolar.

A ‘postura de ateliê’ foi apresentada como uma forma de organizar o trabalho pedagógico a partir da investigação, da escuta e da valorização das múltiplas linguagens das crianças. Nesse contexto, o ateliê não se caracteriza como um espaço físico específico, mas como uma atitude pedagógica que sustenta processos de aprendizagem.

A formação também reforçou o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando que os Campos de Experiência se concretizam na prática, a partir da organização dos tempos, espaços e relações no ambiente escolar.

Durante a formação, destacou-se o papel do coordenador pedagógico na construção de uma cultura de escuta e investigação nas unidades escolares. Entre as ações indicadas estão a organização de ambientes que favoreçam experiências reais, o apoio à documentação pedagógica e o incentivo a pequenos ajustes nas práticas cotidianas.

Ao final do encontro, a mediadora destacou que “o ateliê não é modelo ou imposição, mas possibilidade”, enfatizando que garantir experiências reais é essencial para que os Campos de Experiência se concretizem no cotidiano da Educação Infantil.

#PraTodosVerem:As imagens mostram atividade de formação com participantes interagindo com materiais no chão, utilizando barbante e papel, além de registro coletivo em frente a telão com o tema do encontro. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife, PE
24°
Chuva

Mín. 23° Máx. 26°

25° Sensação
2.98km/h Vento
90% Umidade
100% (35.62mm) Chance de chuva
05h32 Nascer do sol
17h11 Pôr do sol
Sat 26° 24°
Sun 27° 24°
Mon 27° 24°
Tue 26° 24°
Wed 26° 24°
Atualizado às 22h01
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,331,19 +0,32%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%