
O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira, 26, o Decreto nº 1.492, que estabelece ponto facultativo a partir das 12h da próxima segunda-feira, 29 de junho de 2026, véspera de São Pedro, em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual do Poder Executivo. A medida altera o Decreto nº 1.333, de 30 de dezembro de 2025.
Durante o ponto facultativo, as atividades consideradas essenciais ou de urgência, como os serviços de saúde, segurança pública e afins, funcionarão normalmente.
Confira o funcionamento dos órgãos estaduais:
Ceasa
Na data, a Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa), em Aracaju, vai funcionar das 3h às 13h.
Saúde
Os equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi), Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Laboratório de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funcionarão até às 12h. O cadastro dos doadores de sangue no Hemose será realizado até às 11h, enquanto a coleta de sangue seguirá até às 12h para os voluntários que tiverem efetuado o cadastro dentro do horário estabelecido. As unidades hospitalares e o Samu 192 Sergipe funcionam normalmente.
SSP
Os serviços de urgência e emergência continuarão funcionando normalmente. Permanecem em funcionamento, 24 horas por dia, os serviços do 190 (Polícia Militar), 181 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros), assim como as delegacias plantonistas da capital e do interior. Já as unidades administrativas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) estarão fechadas a partir das 12h do dia 29 de junho.
Detran
Em razão do ponto facultativo, a sede do Detran e os postos de atendimento funcionarão até 12h. As atividades serão retomadas normalmente no dia 30 de junho.
Banese
Na data, o atendimento ao público nas agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese) acontecerá das 9h às 12h, tanto na capital, quanto no interior do estado.
Adema
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou que, na segunda-feira, 29 de junho, o atendimento ao público e o funcionamento do órgão ocorrerão das 7h às 12h, em razão do ponto facultativo. As atividades serão retomadas na terça-feira, 30, em horário habitual.
SPM
A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) informa que, durante o ponto facultativo, a Casa da Mulher Brasileira permanecerá em funcionamento 24 horas por dia, garantindo o atendimento às mulheres em situação de violência e demais serviços de urgência.
Ipesaúde
Com o ponto facultativo, as unidades do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) estarão fechadas, funcionando normalmente somente os serviços de urgência e emergência do Instituto – Serviço de Pronto Atendimento Dr. Willen Alves Correia (SPA), Odontologia, Pediatria, Obstetrícia e Ortopedia. Os atendimentos administrativos e assistenciais do Ipesaúde voltam normalmente nesta terça-feira, 30 de junho.
Serviços de urgência
Serviço de Pronto Atendimento Dr. Willen Alves Correia – SPA
Atendimento: 24 horas
Endereço: Anexo ao Hospital de Cirurgia - Rua Nossa Senhora das Dores, s/n, Bairro Cirurgia
Urgência Odontológica
Atendimento: 7h às 19h
Endereço: Praça da Bandeira, nº 373, Bairro Cirurgia
Urgência Pediátrica
Atendimento: 24 horas
Endereço: Hospital Renascença – Avenida Gonçalo Rollemberg Leite, nº 1490, Bairro Salgado Filho, Aracaju
Urgência Ortopédica
Atendimento: 24 horas
Endereço: Hospital Renascença – Avenida Gonçalo Rollemberg Leite, nº 1490, Bairro Salgado Filho, Aracaju
Urgência Obstétrica
Atendimento: 24 horas
Endereço: Hospital e Maternidade Santa Helena – Rua Frei Paulo, nº 331, Suíssa, Aracaju
Mín. 23° Máx. 26°