
A paralisação nacional dos garis e margaridas, iniciada nesta segunda-feira (22), continua mobilizando a categoria em todo o país. Em Vitória da Conquista, após horas de negociação entre a Empresa Torre e a representação sindical, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), foi firmado um acordo para a retomada parcial dos serviços. Ficou definido que 60% do efetivo retornará às atividades até o meio-dia desta terça-feira (23), garantindo a retomada gradual da coleta de resíduos no município.
A categoria reivindica a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que prevê a instituição do piso salarial nacional, aposentadoria especial e o reconhecimento das atividades exercidas pelos trabalhadores como insalubres.
Por compreender a legitimidade das reivindicações apresentadas pela categoria, bem como garantir a prestação do serviço de coleta aos moradores, o Governo Municipal orienta a população a acompanhar os canais oficiais da Prefeitura de Vitória da Conquista e da empresa responsável pelos serviços de limpeza urbana para obter informações atualizadas sobre possíveis contingenciamentos e alterações nos horários da coleta de resíduos em cada localidade.
É importante que o lixo seja depositado no local e horário corretos da coleta, para evitar que os resíduos sejam espalhados nas vias públicas por animais, a exemplo de cães e urubus. Para isso, o município está disponibilizado uma tabela com dias e horários de coleta em cada localidade.
Neste momento de limitação do efetivo responsável pela coleta, é fundamental a parceria entre Prefeitura e comunidade, a fim de contribuir para a manutenção da limpeza urbana e da saúde pública.
A Prefeitura de Vitória da Conquista segue acompanhando as negociações e monitorando a prestação dos serviços, adotando as medidas necessárias para minimizar os impactos à população e garantir a normalização da coleta de lixo o mais breve possível.
Mín. 24° Máx. 26°