Publicidade

Samu 192 Sergipe certifica novos condutores de motolâncias para reforçar atendimento de urgência

Capacitação representa um importante investimento na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento às urgências e emergências em todo o e...

22/06/2026 às 21h56
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Capacitação representa um importante investimento na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento às urgências e emergências em todo o estado / Fotos: Valter Sobrinho
Capacitação representa um importante investimento na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento às urgências e emergências em todo o estado / Fotos: Valter Sobrinho

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), realizou, nesta segunda-feira, 22, a solenidade de entrega dos certificados do VII Curso de Formação de Condutores de Motolâncias. A capacitação representa um importante investimento na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento às urgências e emergências em todo o estado.

As motolâncias desempenham papel estratégico no serviço pré-hospitalar, especialmente pela agilidade no deslocamento. Em situações de trânsito intenso ou em locais de difícil acesso, as motocicletas conseguem chegar mais rapidamente ao paciente, possibilitando o início dos primeiros cuidados até a chegada das ambulâncias, contribuindo para aumentar as chances de um atendimento eficiente e seguro.

O secretário executivo da Saúde, George Trindade, esteve presente na solenidade e destacou que a formação desses profissionais reforça o compromisso do Governo do Estado com a qualificação permanente das equipes de saúde. “As motolâncias são ferramentas estratégicas para o atendimento pré-hospitalar, pois permitem uma resposta mais rápida em situações de urgência. Investir na capacitação desses condutores significa ampliar a eficiência do Samu 192 Sergipe e garantir um atendimento cada vez mais seguro, ágil e resolutivo para os sergipanos”, ressaltou. 

“A formatura representa a conclusão de um importante esforço coletivo e a qualificação de profissionais que irão contribuir diretamente para a melhoria da assistência prestada à população. O curso possui uma carga horária extensa e um elevado nível de exigência para garantir a excelência do serviço. Todos os instrutores são qualificados pelo Ministério da Saúde e possuem formações específicas na área de pilotagem e atendimento pré-hospitalar. Os profissionais formados saem preparados para atuar com segurança e qualidade no atendimento às ocorrências”, destacou a superintendente do Samu 192 Sergipe, Cíntia Guerra. 

Treinamento especializado

A realização do VII Curso de Formação de Condutores de Motolâncias contou com o apoio da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e da Guarda Municipal de Aracaju. As instituições são parceiras do Samu 192 Sergipe e contribuíram para o desenvolvimento das atividades da capacitação, fortalecendo a integração entre os órgãos que atuam no atendimento às urgências e emergências.

A formação contou com 70 horas de treinamento teórico e prático em pilotagem básica e avançada, preparando os profissionais para atuar com segurança em situações de urgência e emergência. Dos 20 alunos que iniciaram o curso, apenas oito concluíram todas as etapas da capacitação, evidenciando o alto grau de exigência da formação.

Segundo o instrutor Gecílio Vieira Marques, o curso é fundamental para ampliar a capacidade de resposta do serviço e garantir uma assistência ainda mais qualificada à população. “A capacitação tem a importância de qualificar técnicos de enfermagem e enfermeiros para conduzir as motolâncias com segurança, melhorando a eficiência, a rapidez e a resolutividade dos atendimentos. O curso contempla diversas disciplinas, desde habilidades práticas de pilotagem até conhecimentos teóricos, permitindo uma leitura adequada do trânsito para uma assistência pré-hospitalar qualificada”, explicou.

Entre os concluintes está o enfermeiro Genilson Bezerra Silva, que destacou a relevância da formação para o fortalecimento do atendimento de urgência no estado. “Quem ganha com essa capacitação é a população sergipana. Saímos do curso mais preparados para atuar da melhor forma possível, promovendo um atendimento mais ágil, eficiente e seguro para quem precisa dos serviços de urgência”, afirmou.

Superintendente do Samu 192 Sergipe, Cíntia Guerra
Superintendente do Samu 192 Sergipe, Cíntia Guerra
Instrutor Gecílio Vieira Marques
Instrutor Gecílio Vieira Marques
Enfermeiro Genilson Bezerra Silva
Enfermeiro Genilson Bezerra Silva
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife, PE
24°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 27°

25° Sensação
3.13km/h Vento
86% Umidade
100% (4.42mm) Chance de chuva
05h31 Nascer do sol
17h11 Pôr do sol
Tue 26° 24°
Wed 27° 24°
Thu 26° 24°
Fri 26° 24°
Sat 26° 24°
Atualizado às 23h01
Economia
Dólar
R$ 5,14 +0,02%
Euro
R$ 5,87 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,565,37 -0,14%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%