
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), realizou, nesta segunda-feira, 22, a solenidade de entrega dos certificados do VII Curso de Formação de Condutores de Motolâncias. A capacitação representa um importante investimento na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento às urgências e emergências em todo o estado.
As motolâncias desempenham papel estratégico no serviço pré-hospitalar, especialmente pela agilidade no deslocamento. Em situações de trânsito intenso ou em locais de difícil acesso, as motocicletas conseguem chegar mais rapidamente ao paciente, possibilitando o início dos primeiros cuidados até a chegada das ambulâncias, contribuindo para aumentar as chances de um atendimento eficiente e seguro.
O secretário executivo da Saúde, George Trindade, esteve presente na solenidade e destacou que a formação desses profissionais reforça o compromisso do Governo do Estado com a qualificação permanente das equipes de saúde. “As motolâncias são ferramentas estratégicas para o atendimento pré-hospitalar, pois permitem uma resposta mais rápida em situações de urgência. Investir na capacitação desses condutores significa ampliar a eficiência do Samu 192 Sergipe e garantir um atendimento cada vez mais seguro, ágil e resolutivo para os sergipanos”, ressaltou.
“A formatura representa a conclusão de um importante esforço coletivo e a qualificação de profissionais que irão contribuir diretamente para a melhoria da assistência prestada à população. O curso possui uma carga horária extensa e um elevado nível de exigência para garantir a excelência do serviço. Todos os instrutores são qualificados pelo Ministério da Saúde e possuem formações específicas na área de pilotagem e atendimento pré-hospitalar. Os profissionais formados saem preparados para atuar com segurança e qualidade no atendimento às ocorrências”, destacou a superintendente do Samu 192 Sergipe, Cíntia Guerra.
Treinamento especializado
A realização do VII Curso de Formação de Condutores de Motolâncias contou com o apoio da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e da Guarda Municipal de Aracaju. As instituições são parceiras do Samu 192 Sergipe e contribuíram para o desenvolvimento das atividades da capacitação, fortalecendo a integração entre os órgãos que atuam no atendimento às urgências e emergências.
A formação contou com 70 horas de treinamento teórico e prático em pilotagem básica e avançada, preparando os profissionais para atuar com segurança em situações de urgência e emergência. Dos 20 alunos que iniciaram o curso, apenas oito concluíram todas as etapas da capacitação, evidenciando o alto grau de exigência da formação.
Segundo o instrutor Gecílio Vieira Marques, o curso é fundamental para ampliar a capacidade de resposta do serviço e garantir uma assistência ainda mais qualificada à população. “A capacitação tem a importância de qualificar técnicos de enfermagem e enfermeiros para conduzir as motolâncias com segurança, melhorando a eficiência, a rapidez e a resolutividade dos atendimentos. O curso contempla diversas disciplinas, desde habilidades práticas de pilotagem até conhecimentos teóricos, permitindo uma leitura adequada do trânsito para uma assistência pré-hospitalar qualificada”, explicou.
Entre os concluintes está o enfermeiro Genilson Bezerra Silva, que destacou a relevância da formação para o fortalecimento do atendimento de urgência no estado. “Quem ganha com essa capacitação é a população sergipana. Saímos do curso mais preparados para atuar da melhor forma possível, promovendo um atendimento mais ágil, eficiente e seguro para quem precisa dos serviços de urgência”, afirmou.









Mín. 22° Máx. 27°